PASSAGEM DE COMANDO

I COMAR tem novo Comandante

Na solenidade, o Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros passou o Comando da Organização Militar ao Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.
Publicada em: 15/02/2022 18:01
Imprimir
Fonte: I COMAR, por Tenente Larissa
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) realizou, no dia 09/02, a cerimônia militar de passagem de Comando do Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros ao Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto. O ato foi presidido pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.

Participaram da solenidade o Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior; o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa; o Major-Brigadeiro do Ar Edilberto Teles Sirotheau Correa; o Procurador de Justiça Militar da União em Belém, Clementino Augusto Ruffeil; Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito das Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Em suas palavras de despedida, o Major-Brigadeiro Medeiros expressou seu reconhecimento e gratidão durante a missão de reativação do I COMAR e de restabelecer a representatividade na Amazônia Oriental. “Foi um privilégio ter sido escolhido para reativar tão importante organização, e ainda poder trabalhar na consolidação dos novos processos relacionados às áreas operacionais e administrativas do Comando da Aeronáutica. A jornada foi desafiadora, mas em nenhum momento esmorecemos, nem perdemos a esperança e a fé de que conseguiríamos lograr êxito em nossa missão”, disse o Oficial-General, que assumirá o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Após os atos de passagem de Comando e revista à tropa, o Comandante de Preparo agradeceu o trabalho do Ex-Comandante. “Major-Brigadeiro Medeiros, o senhor desenvolveu e estreitou os laços de cooperação institucional entre Órgãos dos três poderes na missão de restabelecer a representatividade da Força Aérea na região. Tenho a total confiança na sua competência e capacidade profissional e tenho certeza que sua missão será digna de nota. Faço votos de sucesso e felicidades. Que Deus o ilumine nessa nova caminhada”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Almeida.

Ao assumir o Comando do I COMAR, o Major-Brigadeiro Nogueira também se torna o Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA).

Novo Comandante

O Major-Brigadeiro Nogueira é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador da FAB em 11 de dezembro de 1987 e promovido ao atual posto em 31 de março de 2020. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira, além de outros, em destaque: Mestrado em Comando e Controle (M.Sc.) – ITA; Air Battle Elementary Training Course – France; Defense and Security Strategy Course - Inter-American Defense College (IADC); Advanced Test & e Evaluation - Planning, Design & Analysis – ITA.

Dentre as principais funções exercidas estão: Chefe da Seção de Sistemas do CCCOA; Comandante do 3º/10º Grupo de Aviação; Chefe da Divisão de Planos, Projetos, Estudos e Doutrina do COMGAR; Chefe da Subchefia de Operações do COMGAR; Chefe do Estado-Maior da Terceira Força Aérea; Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo; Comandante da Ala 3; e Chefe do Estado-Maior do COMPREP. O Oficial-General tem mais de 2 mil horas de voo em aeronaves de caça e transporte, e possui 12 condecorações, entre elas 11 nacionais e uma internacional.